Publicações
Foi concebido para todos os que desejam iniciar o estudo da flauta transversal de uma maneira simples e agradável,sem se preocupar com o rigor dos estudos tradicionalmente adotados nos conservatórios e nas escolas de música. Sem complicações, o aluno é conduzido desde os sopros iniciais até um amplo e fascinante repertório de melodias folclóricas – brasileiras, italianas, japonesas, israelitas e francesas, para citar algumas – e de alguns dos mestres da música, tais como: Bach, Mozart, Vivaldi, Beethoven, Tchaikovsky, entre outros. O aluno se sentirá entusiasmado com a simplicidade e a eficiência das explicações técnicas sobre emissão do som, respiração, cuidadose manutenção da flauta, postura, afinação, dedilhado, escalas e teoria musical. Os exercícios seaplicam criativamente num CD de áudio, elaborado em detalhes para uma proveitosa evolução.
Foi concebido para dar continuidade ao Flauta Fácil. A novidade deste volume é a introdução da terceira oitava até o Si Bemol. Além disso, o livro apresenta um repertório de melodias de nível mais avançado, empregando uma grande variedade de dinâmicas, articulações e, principalmente, ritmos sincopados, tão característicos da música brasileira. O livro inclui um CD de apoio com acompanhamento para 21 composições brasileiras e estrangeiras. Download Partituras e Playbacks
Publicado por Irmãos Vitale Editores em 1982 caminha para a sexta edição.
É, talvez, o mais completo método de flauta já publicado, sendo adotado em vários países.
Com textos simultâneos em português, espanhol, francês e inglês é ideal tanto para alunos principiantes como para os mais avançados.
Possui 362 páginas e XXXVI capítulos abrangendo desde os primeiros exercícios de respiração até noções de reparo do instrumento, passando pelos estudos técnicos de escalas, arpejos, intervalos diversos, trinados, trêmulos, sons harmônicos e multifônicos e um capítulo inédito de estudos sobre a síncopa, escrito pelos mais renomados músicos populares do Brasil. Isso tudo, sem falar dos inúmeros duos, trios e quartetos de autores brasileiros.As obras publicadas por Celso Woltzenlogel podem ser encontradas nas lojas de música especializadas ou adquiridas pela Internet: Irmãos@vitale.com.br
Reúne os grandes temas da música popular brasileira arranjados por Alberto Arantes para quarteto de flautas em dó, com violão e baixo opcionais: Garota de Ipanema, Tico-tico no fubá, Asa Branca, Manhã de Carnaval, Aquarela do Brasil, Carinhoso, Odeon e Bachianas Brasileiras no. 5.
Arranjos de Alberto Arantes, Murilo Barquette, Diana Duarte, Duda e Liduino Pitombeira.
A popularidade alcançada pelo primeiro volume propiciou a publicação deste segundo volume com mais oito sucessos da música popular brasileira. Arranjados para flautas em dó, violão e contrabaixo opcionais: Primeiro amor, André de sapato novo, Samba de uma nota só, Luíza, Marilian no frevo, Apanhei-te cavaquinho, Cantigas de roda e Peripécias do Guajara. Alguns arranjos podem ser tocados com flauta em sol (opcional).
Este novo volume que a Editora Vitale tem a satisfação de publicar é inteiramente dedicado a Murilo Moss Barquette, grande flautista e arranjador brasileiro cujos arranjos farão sucesso em todas as partes onde haja um quarteto de flautas: Wave, Ligia, Conversa de Botequim, Lamentos, Sonoroso, Vou Vivendo, Pintinhos no terreiro e Zinha.
Irmãos Vitale Editores
Este incrível arranjo para flauta e piano contém temas de Carinhoso, Garota de Ipanema, Duda no frêvo, Mulher rendeira e Brasileirinho. Todos são interligados com muita imaginação e impecável bom gosto. Ideal para encerrar um recital.
Irmãos Vitale Editores.
Composta em 1958 ficou perdida durante 30 anos. Foi refeita pelo autor pouco tempo antes de falecer. É uma sonata completa em três movimentos baseada em temas e ritmos brasileiros. Verdadeira obra prima, indispensável no repertório de todos os flautistas.
Irmãos Vitale Editores.
Composta em 1974 e dedicada a Celso Woltzenlogel é sua única obra para flauta e piano. Seus três movimentos, o último uma homenagem a Pixinguinha, não são tão difíceis e podem ser perfeitamente tocados por estudantes de nível médio.
Camargo Guarnieri.
Irmãos Vitale Editores
Esta belíssima obra foi composta em 1947 e re-editada
em 1997. De dificuldade moderada, é indispensável no
repertório de todos os flautistas clássicos
Guerra-Peixe.
Irmãos Vitale Editores
A Inúbia do Cabocolinho, originalmente composta para orquestra em 1955 foi transcrita pelo próprio autor para flauta e piano, violino ou clarineta e piano. Escrita em um único movimento é de dificuldade média. Resulta igualmente muito bem para Flautim e Piano.
Vitale Editores, 1996.
Francisco Mignone escreveu as seis peças dessa suíte com a intenção de conduzir o estudo de piano de uma criança de uma maneira programada e ao mesmo tempo educativa.
Arranjos para Piano.
Irmãos Vitale Editores.
O objetivo principal desta obra é oferecer aos pianistas, que têm pouca vivência com a música popular, a oportunidade de tocar os grandes temas da MPB e música internacional, como por exemplo, Ligia, Anos dourados, Yesterday, Verão de 42. A maioria, senão a totalidade das músicas populares editadas, raramente têm a parte de piano inteiramente escrita. O normal é a cifra. Por isso Edson Frederico escreveu os arranjospor ordem de dificuldade de maneira a permitir aos pianistas iniciantes e aos já diplomados ingressarem nesse mundo maravilhoso da música popular
ESTUDO CRÍTICO-AVALIATIVO DE UM MÉTODO DE FLAUTA, elaborada em 1993 por Celso Woltzenlogel e orientada pela Dra. Thereza Penna Firme, aprovada com louvor por todos os membros da Banca Examinadora, foi aceita pela Faculdade de Educação e homologada pelo Conselho de Ensino para Graduados e Pesquisa, como requisito à obtenção do título de Doutor em Educação.
Método destinado a apresentar os primeiros passos no saxofone em uma linguagem acessível, fazendo com que o estudo aconteça de uma forma natural e lúdica. A primeira parte do livro apresenta a família dos saxofones e a descrição do instrumento e suas partes, além dos fundamentos básicos da respiração, embocadura e articulação. Na segunda e principal parte estão os exercícios agrupados em lições progressivas. Paralelamente, são introduzidos elementos da notação musical, conforme necessários para a transmissão do conteúdo didático. Na parte final, há uma pequena coleção de obras, também incluídas em um CD que acompanha o método, de forma a estabelecer um repertório básico do iniciante.
Método destinado à iniciação ao trombone, ao bombardino e à tuba, apresentando os exercícios acompanhados de explicações técnicas e teóricas para facilitar a aprendizagem, concebido tanto para o ensino coletivo quanto para o individual. As posições colocadas acima das notas foram escritas para o trombone em Si bemol, bombardino em Si bemol e para a Tuba em Si bemol. Os exercícios para tuba foram transcritos para sua região (uma oitava abaixo do bombardino, no final do método, e não possuem os comentários teóricos e técnicos). Neste caso, o tubista deve recorrer aos comentários feitos para o trombone e para o bombardino. O CD que acompanha o livro apresenta os exercícios e uma série de obras musicais pra a formação do repertório inicial do aluno.
Este novo método do renomado pianista e compositor Antonio Adolfo propõe, de forma moderna, o início do aprendizado musical do piano e do teclado. A principal característica consiste num detalhamento dos diferentes assuntos e no CD play along, que permite ao aluno ouvir as músicas e os demais exemplos, com acompanhamentos, às vezes, mais sofisticados, o que mostra ao aluno que uma melodia pode se transformar em algo bem mais interessante (bem distante da prática das tradicionais escalas ou dos exercícios maçantes de outrora). A introdução de assuntos, como o acompanhamento pela mão esquerda com os arcos formados pela fundamental ou pela quinta de um acorde, configura-se como um elemento de estimulo ao iniciante, pois, desde logo, ele passa a perceber a importância da harmonia como componente embelezador.
Cuidadosamente elaborado ao longo de dois anos de árduo trabalho, o presente método se destina a orientar os interessados pelo estudo da clarineta, desde o primeiro contato com o instrumento. Neste são apresentados fundamentos básicos acerca de embocadura, postura, digitação e técnica instrumental, bem como elementos fundamentais referentes a teoria musical e a história da clarineta. Acompanha um CD com exercícios e obras folclóricas e de grandes compositores nacionais e internacionais, em arranjos originais especialmente elaborados para a execução em playback, tornando o estudo extremamente prazeroso. Arranjos concebidos para a prática junto ao professor fazem-se presentes, permitindo uma interação lúdica e funcional.
CONCURSO INTERNACIONAL DE CONJUNTOS INSTRUMENTAIS 1972
Este disco foi gravado ao vivo em 1972 na Sala Cecília Meireles por ocasião do Concurso Internacional de Conjuntos Instrumentais, cujo primeiro prêmio foi atribuído ao Sexteto do Rio. Contém as seguintes obras de Villa-Lobos: Choros no. 2 para flauta e clarineta (Celso Woltzenlogel e José Botelho); Assobio a jato para flauta e violoncelo (Celso Woltzenlogel e Watson Clis); Fantasia Concertante para clarineta, fagote e piano (José Botelho, Noel Devos e Heitor Alimonda). Contém ainda o Duo para clarineta e fagote de Guerra-Peixe (José Botelho e Noel Devos
Gravado em 1971 e distribuído pela CBS, este disco contém três das mais representativas obras do período barroco, os Trios Sonatas em Ré menor de Telemann e em Dó maior de J.S. Bach, além da Deuxième Récréation de Musique, Op.6 de Jean Marie Leclair. Integram o Conjunto Ars Barroca:
Celso Woltzenlogel, flauta; Paolo Nardi, oboé; Antonio Guerra Vicente, violoncelo e Heitor Alimonda, cravo.
Gravado em 1976 e distribuído pela CBS, este disco contem seis preciosas obras do período barroco: Trio III em Dó maior de MonsieurNaudot; o Trio Sonata em Lá menor de J.B. Boismortier; Concerto a quatro em Ré maior de Haendel; Trio Sonata Op. II no. 2 em Fá Maior de J.B. Loeillet; Sonata op. 20 no. 2 em Ré menor de M. Corrette e o Trio Sonata Op. I no. 10 de Albinoni. Integram o Conjunto Ars Barroca: o flautista Celso Woltzenlogel; o oboista Kleber Veiga, o fagotista Noel Devos; o violoncelista Watson Clise o cravista Heitor Alimonda.
Este disco foi gravado ao vivo na Sala Cecília Meireles em 1971 por ocasião do Festival Villa-Lobos promovido pelo
Museu Villa-Lobos. Contém cinco obras de câmara de Villa-Lobos: Choros no. 2 para flauta e clarineta com Celso Woltzenlogel, flauta e José Cardoso Botelho, clarineta; Choros no. 4 para três trompas e trombone, com Ary da Silva, Geraldo de Mello e Zdenek Svab, trompas e Francisco Nogueira dos Reis, trombone; Quatuor (1928) para flauta, oboé, clarineta e fagote. Intérpretes: Celso Woltzenlogel, Paolo Nardi, José Botelho e Noel Devos; Quatuor à cordes no. 15. Intérpretes: Stefan Tero e Ubaldo Crazioli, violinos; Raul Martinez Echais, viola e Angel Ceruti, violoncelo.
Gravado em 1992 para distribuição exclusiva no Japão foi relançado no Brasil em 2000. Contém 13 faixas com os grandes temas da música popular brasileira com arranjos de Alberto Arantes, Mário Adnet, Murilo Barquette e Pauxy Gentil Nunes: Surfboard, Aquarela do Brasil, Garota de Ipanema, Tico-tico no fubá, Primeiro Amor, Carinhoso, Samba de uma nota só, Odeon, Brasileirinho, Asa Branca, Bachianas Brasileiras no. 5, Loro e Manhã de Carnaval.
Integram os Flautistas do Rio: Celso Woltzenlogel, Eugênio Ranevsky, Kátia Pierre da Costa, Murilo Barquette, flautas; Ricardo Cândido, contrabaixo.
Convidados especiais: Mário Adnet, violão; Marcos Suzano, percussão; Helder Teixeira e Paulo Guimarães, flautas.
As obras contidas nestes quatro CDs foram compiladas de antigas gravações realizadas ao vivo por Frank Justo Acker, na Sala Cecília Meireles – Rio de Janeiro, durante as apresentações do Conjunto Ars Barroca nos anos 70.
Foi o período áureo do conjunto, tendo realizado mais de duzentos concertos, apresentando as obras primas do período barroco, destacando-se as primeiras audições brasileiras de Bach, Telemann, Haendel, Quantz, Leclair, Cima, Couperin, Boismortier,Hotteterre , Blavet, Gallupi, Vivaldi, entre tantos outros.
O propósito destes CDs – sem caráter comercial e para distribuição entre amigos – foi registrar uma fase importante da vida dos seus integrantes nesse período.
Celso Woltzenlogel, flauta, Paolo Nardi, oboé; Antonio Guerra Vicente, violoncelo; Noel Devos, fagote e Heitor Alimonda, cravo.
As obras contidas nestes quatro CDs foram compiladas de antigas gravações realizadas ao vivo por Frank Justo Acker, na Sala Cecília Meireles – Rio de Janeiro, durante as apresentações do Conjunto Ars Barroca nos anos 70.
Foi o período áureo do conjunto, tendo realizado mais de duzentos concertos, apresentando as obras primas do período barroco, destacando-se as primeiras audições brasileiras de Bach, Telemann, Haendel, Quantz, Leclair, Cima, Couperin, Boismortier,Hotteterre , Blavet, Gallupi, Vivaldi, entre tantos outros.
O propósito destes CDs – sem caráter comercial e para distribuição entre amigos – foi registrar uma fase importante da vida dos seus integrantes nesse período.
As obras contidas nestes quatro CDs foram compiladas de antigas gravações realizadas ao vivo por Frank Justo Acker, na Sala Cecília Meireles – Rio de Janeiro, durante as apresentações do Conjunto Ars Barroca nos anos 70.
Foi o período áureo do conjunto, tendo realizado mais de duzentos concertos, apresentando as obras primas do período barroco, destacando-se as primeiras audições brasileiras de Bach, Telemann, Haendel, Quantz, Leclair, Cima, Couperin, Boismortier,Hotteterre , Blavet, Gallupi, Vivaldi, entre tantos outros.
O propósito destes CDs – sem caráter comercial e para distribuição entre amigos – foi registrar uma fase importante da vida dos seus integrantes nesse período.
As obras contidas nestes quatro CDs foram compiladas de antigas gravações realizadas ao vivo por Frank Justo Acker, na Sala Cecília Meireles – Rio de Janeiro, durante as apresentações do Conjunto Ars Barroca nos anos 70.
Foi o período áureo do conjunto, tendo realizado mais de duzentos concertos, apresentando as obras primas do período barroco, destacando-se as primeiras audições brasileiras de Bach, Telemann, Haendel, Quantz, Leclair, Cima, Couperin, Boismortier,Hotteterre , Blavet, Gallupi, Vivaldi, entre tantos outros.
O propósito destes CDs – sem caráter comercial e para distribuição entre amigos – foi registrar uma fase importante da vida dos seus integrantes nesse período.
As obras contidas nestes três CDs foram compiladas de antigas gravações realizadas ao vivo por Frank Justo Acker, na Sala Cecília Meireles – Rio de Janeiro, durante as apresentações do SEXTETO DO RIO nos anos 70.
Foi o período áureo do conjunto, tendo realizado mais de cem concertos em todo o país, apresentando as obras primas dos períodos clássico, romântico e contemporâneo destacando-se Beethoven, Mozart, Millaud, Gordon Jacob, Poulenc, W. Riegger, H. Schroeder e as primeiras audições de obras de autores brasileiros dedicadas ao Sexteto do Rio, como Francisco Mignone, Radamés Gnattali, Guerra-Peixe, Ronaldo Miranda, Ernst Widmer, entre outros. O propósito destes CDs – sem caráter comercial e para distribuição entre amigos – foi registrar uma fase importante da vida dos seus integrantes nesse período.
Celso Woltzenlogel, flauta; Paolo Nardi, e Kleber Veiga, oboés; José Botelho, clarineta; Noel Devos, fagote; Zdenek Svab, trompa e Heitor Alimonda, piano.
As obras contidas nestes três CDs foram compiladas de antigas gravações realizadas ao vivo por Frank Justo Acker, na Sala Cecília Meireles – Rio de Janeiro, durante as apresentações do SEXTETO DO RIO nos anos 70.
Foi o período áureo do conjunto, tendo realizado mais de cem concertos em todo o país, apresentando as obras primas dos períodos clássico, romântico e contemporâneo destacando-se Beethoven, Mozart, Millaud, Gordon Jacob, Poulenc, W. Riegger, H. Schroeder e as primeiras audições de obras de autores brasileiros dedicadas ao Sexteto do Rio, como Francisco Mignone, Radamés Gnattali, Guerra-Peixe, Ronaldo Miranda, Ernst Widmer, entre outros. O propósito destes CDs – sem caráter comercial e para distribuição entre amigos – foi registrar uma fase importante da vida dos seus integrantes nesse período.
Celso Woltzenlogel, flauta; Paolo Nardi, e Kleber Veiga, oboés; José Botelho, clarineta; Noel Devos, fagote; Zdenek Svab, trompa e Heitor Alimonda, piano.
As obras contidas nestes três CDs foram compiladas de antigas gravações realizadas ao vivo por Frank Justo Acker, na Sala Cecília Meireles – Rio de Janeiro, durante as apresentações do SEXTETO DO RIO nos anos 70.
Foi o período áureo do conjunto, tendo realizado mais de cem concertos em todo o país, apresentando as obras primas dos períodos clássico, romântico e contemporâneo destacando-se Beethoven, Mozart, Millaud, Gordon Jacob, Poulenc, W. Riegger, H. Schroeder e as primeiras audições de obras de autores brasileiros dedicadas ao Sexteto do Rio, como Francisco Mignone, Radamés Gnattali, Guerra-Peixe, Ronaldo Miranda, Ernst Widmer, entre outros. O propósito destes CDs – sem caráter comercial e para distribuição entre amigos – foi registrar uma fase importante da vida dos seus integrantes nesse período.
Celso Woltzenlogel, flauta; Paolo Nardi, e Kleber Veiga, oboés; José Botelho, clarineta; Noel Devos, fagote; Zdenek Svab, trompa e Heitor Alimonda, piano.
As obras reunidas nestes CDs, gravadas ao vivo, mostram a versatilidade de Celso Woltzenlogel.
O repertório abrange desde a célebre suíte para flauta e piano jazz trio de Claude Bolling apresentada pela primeira vez no Brasil, na Maison de France-RJ, em 1982, bem como os famosos temas de novela da Rede Globo de TV que marcaram sua atuação nessa emissora e sua participação em um incontável número de gravações dos grandes ídolos da música popular brasileira. Alem disso, incluem-se obras do repertório clássico de música de câmara, para flauta e orquestra e para flauta piano, com destaque para os autores brasileiros como Radamés Gnattali, Osvaldo Lacerda, Liduino Pitombeira, Villa-Lobos, Jayme Ovalle, Brenno Blauth, Guerra-Peixe entre outros.
As obras reunidas nestes CDs, gravadas ao vivo, mostram a versatilidade de Celso Woltzenlogel.
O repertório abrange desde a célebre suíte para flauta e piano jazz trio de Claude Bolling apresentada pela primeira vez no Brasil, na Maison de France-RJ, em 1982, bem como os famosos temas de novela da Rede Globo de TV que marcaram sua atuação nessa emissora e sua participação em um incontável número de gravações dos grandes ídolos da música popular brasileira. Alem disso, incluem-se obras do repertório clássico de música de câmara, para flauta e orquestra e para flauta piano, com destaque para os autores brasileiros como Radamés Gnattali, Osvaldo Lacerda, Liduino Pitombeira, Villa-Lobos, Jayme Ovalle, Brenno Blauth, Guerra-Peixe entre outros.
As obras reunidas nestes CDs, gravadas ao vivo, mostram a versatilidade de Celso Woltzenlogel.
O repertório abrange desde a célebre suíte para flauta e piano jazz trio de Claude Bolling apresentada pela primeira vez no Brasil, na Maison de France-RJ, em 1982, bem como os famosos temas de novela da Rede Globo de TV que marcaram sua atuação nessa emissora e sua participação em um incontável número de gravações dos grandes ídolos da música popular brasileira. Alem disso, incluem-se obras do repertório clássico de música de câmara, para flauta e orquestra e para flauta piano, com destaque para os autores brasileiros como Radamés Gnattali, Osvaldo Lacerda, Liduino Pitombeira, Villa-Lobos, Jayme Ovalle, Brenno Blauth, Guerra-Peixe entre outros.
As obras reunidas nestes CDs, gravadas ao vivo, mostram a versatilidade de Celso Woltzenlogel.
O repertório abrange desde a célebre suíte para flauta e piano jazz trio de Claude Bolling apresentada pela primeira vez no Brasil, na Maison de France-RJ, em 1982, bem como os famosos temas de novela da Rede Globo de TV que marcaram sua atuação nessa emissora e sua participação em um incontável número de gravações dos grandes ídolos da música popular brasileira. Alem disso, incluem-se obras do repertório clássico de música de câmara, para flauta e orquestra e para flauta piano, com destaque para os autores brasileiros como Radamés Gnattali, Osvaldo Lacerda, Liduino Pitombeira, Villa-Lobos, Jayme Ovalle, Brenno Blauth, Guerra-Peixe entre outros.
As obras reunidas nestes CDs, gravadas ao vivo, mostram a versatilidade de Celso Woltzenlogel.
O repertório abrange desde a célebre suíte para flauta e piano jazz trio de Claude Bolling apresentada pela primeira vez no Brasil, na Maison de France-RJ, em 1982, bem como os famosos temas de novela da Rede Globo de TV que marcaram sua atuação nessa emissora e sua participação em um incontável número de gravações dos grandes ídolos da música popular brasileira. Alem disso, incluem-se obras do repertório clássico de música de câmara, para flauta e orquestra e para flauta piano, com destaque para os autores brasileiros como Radamés Gnattali, Osvaldo Lacerda, Liduino Pitombeira, Villa-Lobos, Jayme Ovalle, Brenno Blauth, Guerra-Peixe entre outros.
As obras reunidas nestes CDs, gravadas ao vivo, mostram a versatilidade de Celso Woltzenlogel.
O repertório abrange desde a célebre suíte para flauta e piano jazz trio de Claude Bolling apresentada pela primeira vez no Brasil, na Maison de France-RJ, em 1982, bem como os famosos temas de novela da Rede Globo de TV que marcaram sua atuação nessa emissora e sua participação em um incontável número de gravações dos grandes ídolos da música popular brasileira. Alem disso, incluem-se obras do repertório clássico de música de câmara, para flauta e orquestra e para flauta piano, com destaque para os autores brasileiros como Radamés Gnattali, Osvaldo Lacerda, Liduino Pitombeira, Villa-Lobos, Jayme Ovalle, Brenno Blauth, Guerra-Peixe entre outros.
As obras reunidas nestes CDs, gravadas ao vivo, mostram a versatilidade de Celso Woltzenlogel.
O repertório abrange desde a célebre suíte para flauta e piano jazz trio de Claude Bolling apresentada pela primeira vez no Brasil, na Maison de France-RJ, em 1982, bem como os famosos temas de novela da Rede Globo de TV que marcaram sua atuação nessa emissora e sua participação em um incontável número de gravações dos grandes ídolos da música popular brasileira. Alem disso, incluem-se obras do repertório clássico de música de câmara, para flauta e orquestra e para flauta piano, com destaque para os autores brasileiros como Radamés Gnattali, Osvaldo Lacerda, Liduino Pitombeira, Villa-Lobos, Jayme Ovalle, Brenno Blauth, Guerra-Peixe entre outros.